O que é a Menopausa?


A chegada da menopausa é anunciada por menstruações irregulares, mais escassas ou mesmo pela ausência de menstruações. O período que antecede a menopausa é chamado de climatério ou perimenopausa.

Isso ocorre pela oscilação da produção dos hormônios estrógeno e progesterona pelos ovários, até a parada completa de produção.

Não existe idade predeterminada para a chegada da menopausa. É comum ocorrer entre os 45 e 55 anos, mas essas oscilações podem acontecer aos 40 anos ou acima dos 55 anos, sem determinar que haja qualquer problema de saúde. Ao contrário do que se acredita, não há relação entre a idade em que uma mulher chega à menopausa e a idade em que teve sua primeira menstruação. Também não há relação entre a idade das mulheres da família. Você pode chegar a menopausa em idade completamente diferente de sua mãe ou avó.

Como é o processo?



As mulheres já nascem com óvulos em seus ovários (cerca de 2 milhões de folículos no momento do parto). Depois do nascimento não se formam mais e há uma perda progressiva dos folículos e óvulos chamada atresia folicular.

Ao chegar ao perído da menarca (primeira menstruação) as meninas contam com menos de 400.000, mas essa quantidade é mais do que suficiente para todo o período de vida fértil.

Apeoximadamente 400 óvulos se libertam durante a vida reprodutiva da mulher, um em cada ciclo menstrual.

Em geral, o desaparecimento dos folículos começa a ser notado a partir dos 35 anos e chega ao seu ponto mais crítico após os 45, quando a atresia dá origem a ciclos menstruais sem produção de óvulos. Essa falha na ovulação provoca o desequilíbrio hormonal com queda na produção de progesterona e flutuações dos níveis de estrogênio.

comentários

Postar um comentário

« »