O que o milho tem a ver com o bolo de fubá?


 Fubá é uma palavra herdada dos africanos para designar farinha.  
É uma farinha fina obtida pela moagem dos grãos secos do milho amarelo, com ou sem germe. Como o germe provoca a rápida deterioração do produto, por ser muito gorduroso, geralmente o fubá que compramos é produzido sem o germe.
Os responsáveis pela utilização intensa do milho foram os portugueses, eles transformaram a farinha produzida assim em deliciosos pratos como: papas, mingaus, pudins, broas, creme de milho e outras.
Hoje no Brasil, o bolo é uma das delícias mais apreciadas em  um saboroso café da manhã, podendo ainda se  transformar na atração principal do chá da tarde, ou até em uma deliciosa sobremesa.

De acordo com o grau de refinamento do grão do milho podemos obter:
- Fubá mimoso: finíssimo, ideal para o preparo de bolos e polentas.
- Fubá comum: tem grau de refinamento médio e é usado para engrossar caldos e sopas.
- Sêmola: (ou semolina) de milho – farinha granulada, indicada para o preparo de broas.

Separei duas receitas de bolo de fubá que já foram testadas, clicando no nome da receita você será direcionado ao blog Receitinhas e Frescurinhas onde encontrará a receita com fotos de minha autoria.



Bolo de Fubá 


Ingredientes:

- 3 ovos inteiros
- 1 copo de óleo (não muito cheio)
- 1 copo de leite
- 1 copo de açúcar
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 copo de fubá
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer:

Bata tudo no liquidificador. Coloque em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar e canela. Asse em forno pre aquecido.

Pão de ló de fubá


Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 copos de açúcar
- 1 copo de leite
- 1/2 copo de óleo
- 1 copo de fubá
- 1 copo de farinha de trigo
- l colher (sopa) de fermento em pó

- açúcar refinado e canela para polvilhar

Modo de Preparo:


Ferva o leite e o óleo juntos. Bata as claras em neve, junte a elas o açúcar e as gemas. Acrescente o leite e óleo ainda quente e com a batedeira ligada, bata mais um pouco e reserve.
A parte misture os secos peneirados juntamente com o fermento e acrescente aos poucos à mistura de gemas e açúcar reservada sem bater apenas misturando com a ajuda de um fuê. Leve para assar em forma untada e polvilhada com farinha em forno pré-aquecido. Depois de assado polvilhe açúcar com canela (volte o bolo ao forno desligado) apenas para que o açúcar forme aquela casquinha deliciosa em cima.
Foto da internet:

comentários

Postar um comentário

« »