De olho nos rótulos

25 abril 2010 comentários

Se você é daquelas pessoas que escolhe os produtos somente pela quantidade de calorias indicada nos rótulos, é melhor repensar essa prática. A composição dos alimentos não depende só da quantidade de calorias.
É importante ler o rótulos dos produtos para saber realmente o que você está consumindo. É bom conhecer os ingredientes e nutrientes presentes na composição de um determinado produto levando em consideração a sua saúde. Por isso preste atenção na quantidade de fibras, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais presentes em cada alimento, essas informações devem constar nos rótulos.
Pessoas com restrições, intolerâncias ou alergias a determinadas substâncias devem ficar mais atentas a essas informações . Por exemplo, certos alimentos podem conter leite na sua composição onde as pessoas com intolerância a lactose não podem consumir. Outro exemplo é o gluten, corantes e afins, leia sempre com muita atenção.


O QUE DEVE CONSTAR NOS RÓTULOS:

O rótulo de um produto deve conter os ingredientes que compõem o produto, data de validade, lote, origem (fabricante ou procedência), peso e a tabela nutricional que geralmente apontam essa informações:

- Porção: normalmente apresentada em ml ou g.

- Valor energético: quantidade calórica. O valor diário de calorias usado como referência para uma dieta é de 2.000 kcal ou 8.400 kj, sendo apenas uma refrência cada pessoa apresenta necessitades diferentes.

- Açúcares: principal fonte de energia para o organismo.

- Proteínas: auxilia na formação das células, órgãos e tecidos.

- Gorduras totais: é a soma das gorduras saturadas (origem aninal), gorduras trans (margarinas, bolachas recheadas, sorvetes).

- Fibra alimentar: auxilia no funcionamento do intestino e proporciona a sensação de saciedade.
Vitaminas e minerais: ferro, sódio, magnésio, fósforo e vitaminas.
 

comentários

Postar um comentário

« »