Causas dos Sintomas da Menopausa


Os hormônios femininos apresentam ciclos altos e baixos de produção todos os meses. Em algumas mulheres, essas alterações hormonais podem desencadear uma série de sintomas físicos e mentais. A Tensão Pré Menstrual (TPM) é causada por essas alterações hormonais.

Ao longo da vida ocorrem duas alterações hormonais mais importantes: durante a gravidez e durante a menopausa. Entre outras funções, os hormônios promovem alterações necessárias ao metabolismo feminino e ao ciclo reprodutivo.


Durante o Climatério (período que antecede a Menopausa), a queda e posterior interrupção da produção de estrogênio, que é o hormônio básico feminino, é a principal causa dos sintomas desagradáveis. Eles podem ser suaves e até imperceptíveis em algumas mulheres, ou extremamente desconfortáveis e causar sérias doenças em outras.

Dados estatísticos mostram que 75% das mulheres é normalmente afetada por esses sintomas. Na maioria dos casos os sintomas duram entre 1 a 3 anos, porém podem chegar a durar até 5 anos ou mais.

O estrogênio está relacionado ao equilíbrio das gorduras no sangue (triglicérides, colesterol...), à textura da pele feminina, à distribuição da gordura no corpo, à fixação de cálcio nos ossos. Também está associado a sentimentos de auto-estima e à libido da mulher. Portanto, além dos sintomas de desconforto, a redução progressiva da produção de estrogênio promove efeitos em todo o organismo feminino e inclusive efeitos emocionais.

comentários

Postar um comentário

« »