Sintomas da Menopausa - Fogachos e Suores Noturnos


Os fogachos, ou ondas de calor, estão entre os sintomas mais comuns durante o período que antecede a menopausa atingindo a maioria das mulheres em maior ou menor proporção.


A sensação inicial é de um aumento de pressão na cabeça, seguida por rubor no rosto, mais ou menos intenso dependendo da mulher, e que rapidamente se espalha pelos ombros e pescoço e em alguns casos atinge todo o corpo. Apesar de descrito como ondas de calor, os fogachos se assemelham mais à uma sensação de febre, e podem ser extremamente desconfortáveis.

Assim como vários outros sintomas da menopausa, não existe um padrão - os fogachos podem ser leves ondas que duram alguns segundos e acontecem poucas vezes por dia, ou uma forte sensação de febre que pode durar até mesmo cerca de 15 minutos e ocorrer várias vezes por dia. Em alguns casos causa forte palpitação e até desmaios.

Os suores noturnos podem se tornar um sintoma grave, com sério prejuízo do sono.

Esses dois sintomas podem ocasionar um aumento ainda maior da irritabilidade, ansiedade e depressão. Mulheres que normalmente eram muito ativas se deparam com uma situação que atrapalha seu ritmo de vida, muitas delas sem entender exatamente a razão de sua irritação e falta de energia.

É importante consultar seu ginecologista ou geriatra para tratamento médico específico.

comentários: 4

Sonia 24/10/2009, 19:15

Excelenteee...!!!
A mulherada por mais que corra do assunto tem que encarar!
Parabénsss...!

SONIA 09/01/2010, 21:30

è tambem to aqui hoje procurando, desmaio na menopausa, desmaei hoje e antes isto nunca aconteceu. è mulherada vão se preparando para esta tal menopausa.

sandra mara godinho 04/03/2010, 23:41

não estamos preparados para esses fogachos, dia e noite, e terrivel....

Unknown 08/03/2010, 08:59

Para dormir é mais difícil, pois acordo várias vezes. No frio é uma comédia, é tapar e destapar várias vezes à noite. E o humor?? Nossa, tem dias que eu não me entendo, imagina os outros. Bjss

Postar um comentário

« »