Uso da Internet pelas Mulheres


Várias pesquisas no Brasil e no exterior demonstram como homens e mulheres utilizam a internet de maneira diferente.

O estudo mais famoso, publicado no final de 2005 por Deborah Fallows para Pew Internet & American Life Project, relacionou essas diferenças, bem como dados estatísticos da crescente presença de mulheres americanas online, já naquela época.

Não encontrei uma pesquisa semelhante com dados mais recentes, mas é possível verificar a participação das mulheres nas redes sociais mais conhecidas.

Redes Sociais





O site Inside Facebook mostra em pesquisa recente que as americanas representam mais de 55% das usuárias da rede em comparação aos homens, e que no caso de usuários com mais de 45 anos, as mulheres estão acima dos 60%.

Pesquisa semelhante para a rede MySpace demonstra que as mulheres chegam a casa dos 58%.

As diferenças



Segundo os pesquisadores, as mulheres utilizam mais a internet como meio de relacionamento e formação de comunidades, o que pode explicar sua participação maior em redes sociais, enquanto os homens utilizam para pesquisas e busca de informação.

Um dos motivos alegados para a menor participação feminina anteriormente era a mutiplicidade de tarefas (trabalho, casa, filhos) e o interesse maior por programas de televisão, mas um outro estudo recente feito pela IMMI mostra que a mulher multi-tarefa encontrou um meio de fazer uso simultâneo da TV / Notebook.

Nos Estados Unidos é cada vez mais comum blogs de donas-de-casa (mom blogs), inclusive com diretórios e portais específicos para esse tipo de site. A mamães os utilizam como meio para troca de idéias e informações, e também como lazer e ampliação do círculo social. Também é cada vez mais comum ver publicitários, de olho nessa poderosa fatia consumidora do mercado, conseguindo patrocínio para os mom blogs mais famosos.

As mulheres também tem liderado prêmios de "Melhor Blog do Ano" ou "Melhor Blog" de alguma categoria em vários concursos ( 2009 Weblog Awards - Confessions of a Pionner Woman )

E no Brasil?



Com exceção da análise feita pelo JOTABE Blog Economia sobre a participação de mulheres no diHITT, achei pouco material estatístico recente que mostre quanto e como as brasileiras estão usando a net. Luis Sucupira mostra que as mulheres já representam 51% das compras via internet. Portais e diretórios específicos para o público feminino tem sido criados, interessados nessa fatia de mercado que atrai anunciantes, pelo seu poder e hábitos de consumo (Bolsa de Mulher, Bela, Mundo Mulher, etc).





As americanas utilizam o mundo virtual para a melhoria de sua qualidade de vida, seja trocando informações sobre o preço da fralda, fazendo amigos, substiuindo as filas pelas compras online e... ganhando dinheiro.

No Brasil ainda é difícil encontrar blogs femininos individuais que busquem patrocínio, apesar do grande serviço que as mulheres podem prestar à outras mulheres. Na maioria das vezes os portais ficam com a fatia maior do bolo, mesmo que a receita tenha sido elaborada pela Dona Maria.




Leitura Recomendada


comentários: 2

Anônimo 23/04/2009, 00:45

Parabéns por este projecto. É muito bom. O design do layout e a praticidade do mesmo é o meu sonho de magazine. Muito bom.

Quanto à ideia do blogue é muito boa e ter´+a enorme sucesso.

Parabéns a todas as autoras.

António

Rô Zanchetta 01/05/2009, 14:12

Olá António! Obrigada pela visita e pela parte que me toca.. hehe

Abraços!

Postar um comentário

« »