Manteiga x Margarina

Há algum tempo atrás os especialistas nos orientavam a banir a manteiga de nossa dieta diária e assim a margarina era considerada saudável e apresentava pequenas quantidades de gorduras saturadas e isentas de colesterol. Agora tudo mudou, a gorudra trans presentes nos óleos vegetais possui efeitos nocivos a saúde aumentando o risco de doenças cardiovasculares.Se você é como eu que ficava triste cada vez que lia uma reportagem proibindo o uso da manteiga hoje deve estar se sentindo enganada e aliviada, mas é assim mesmo o que é bom hoje pode não ser bom amanhã a cada dia aprecem novos estudos proibindo ou liberando algum produto.
Bem falando em doenças cardíacas a manteiga, está na lista dos alimentos que podem ser usados moderadamente porque contém um tipo de gordura saturada que eleva os índices do colesterol LDL o coleterol ruim.

Se você compar as margarinas de antigamente (tabletes) elas são ricas em gorduras trans e consideradas muito piores que a manteiga.

Mas e agora que tipo usar? Mas uma vez fique de olho no rótulo:

- Prefira margarinas pobres em gordura saturada e ricas em gorduras insaturadas e sem gorduras trans mas também use com moderação já que são imensamente calóricas;
- É bom saber que as industrias estão investindo em produtos sem gorduras trans. Para isso no rótulo está especificado a quantidade de gordura trans que não pode ultrapassar de 1% segundo a ANVISA;

- Se estiver em dúvida entre a manteiga e a margarina lembre-se que a manteiga é originada de leite integral e nata;
- Para uso culinário substituia a manteiga ou margarina por azeite extra virgem ou ainda óleo vegetal;
Fique atenta as informações contidas nos rótulos e escolha sempre os produtos o mais saudável possível.

comentários: 2

Rose 11/04/2010, 18:46

ImpenÇa Blog: Manteiga aviação é das antigas, é o que há...me lembra infância!!!

Postar um comentário

« »