Fique sabendo - resíduos de agrotóxicos em vegetais

Um estudo feito pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgado na mídia na semana passada revelou que, de 17 culturas analisadas, entre frutas, verduras e legumes, em 1.173 amostras coletadas, 15,29% estavam irregulares quanto aos resíduos de agrotóxicos.




O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades, com 64% das amostras contendo resíduos de agrotóxicos. O fruto é seguido pelo morango, cenoura e uva, que possuem índices de irregularidades superiores a 30%. (Confira a pesquisa www.anvisa.gov.br).

Como não podemos deixar de consumir essas frutas e vegetais, pela sua contribuição com vitaminas e minerais que o nosso organismo necessita para uma vida mais saudável, confira as

Dicas para reduzir o impacto dos resíduos de agrotóxicos na sua saúde:

  • Lave bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe de molho em água limpa com a seguinte misturinha - para cada litro de água, 1 colher de água sanitária sem perfume. Depois enxague novamente em água corrente;
  • Para os alimentos folhosos, descarte as folhas externas;
  • Procure sempre pelos produtos da época; esses contêm menos agrotóxicos, ou ainda faço uso dos produtos orgânicos.
  • Use sempre uma escovinha para lavar as frutas e os legumes...


Só assim poderemos comer as frutas e os legumes tão necessários com um pouco mais de tranquilidade.

comentários: 2

Auricelia 25/04/2009, 12:33

Se há uma coisa que me preocupa é isso, viu? E sempre tenho muitas dúvidas quanto à forma de continuar comendo legumes e frutas de uma maneira mais segura. Gostei muito do seu texto, bastante esclarecedor...e também da dica da escovinha, eu sempre lavei, deixei de molho, mas agora vou usar a escova também!

Rose 02/05/2009, 15:00

Auricélia, obrigada pela visita e participação...Espero ter ajudado.
Bjos!!!

Postar um comentário

« »