Ordem na geladeira

A geladeira deve sempre estar bem organizada. A faxina deve ser feita toda semana, porque é um dos eletrodomésticos mais manuseados na cozinha - estamos a toda hora colocando e tirando alimentos. Muitas vezes, alguns resíduos ficam na geladeira e se não forem limpos, podem deixar cheiros desagradáveis e ainda há proliferação de bactérias que irão contaminar os alimentos.

Procure sempre fazer a faxina na geladeira antes das compras da feira e do supermercado. Antes de começar a limpeza, desligue o aparelho da tomada, tire tudo o que estiver na geladeira e em sua porta.

Use uma esponja macia, detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes, pois além de deixar cheiro, corroem o esmalte.

Tire as gavetas e lave-as. Passe um pano úmido em todos os lugares. Depois passe uma bucha com sabão ou detergente neutro. Enxague com um pano úmido até estar bem limpa. Seque com um pano seco e limpo. A borracha da geladeira também deve ser limpa do mesmo jeito, bem como a parte exterior do eletrodoméstico.

Feito isso, veja como armazenar os alimentos:

  • No Freezer a temperatura é de -18ºC. Os alimentos devem ficar congelados até a hora de usar. Congele os alimentos na quantidade a ser usada pois, depois de descongelados, não poderão ser congelados novamente.
  • Nas duas primeiras prateleiras de cima para baixo, além da parte superior da porta, a temperatura é entre 4ºC e 6ºC - servem para frios, carnes, laticínios e ovos (não devem ser armazenados na porta e sim na prateleira).
  • Nas outras prateleiras abaixo, a temperatura devem se manter em 4ºC a 5ºC - aí ficam os alimentos já preparados, as frutas embaladas (que devem estar lavadas e secas) e na porta na mesma altura das prateleiras ficam as bebidas, sucos de caixinha, refrigerantes etc.
  • Na gaveta conhecida como gavetão de legumes, a temperatura varia de 8ºC a 10ºC - podem ser guardados ai os legumes, verduras e frutas também lavados, higienizados, secos e embalados.

Dicas:


  1. Use o termostato no ponto máximo se estiver nas regiões mais quentes do país, nas estações mais quentes do ano ou se a geladeira estiver muito cheia.
  2. O frio retira a umidade dos alimentos. Por isso eles devem estar embalados para que não queimem ou desidratem.
  3. Evite encostar alimentos na placa fria, que fica na parede do fundo da geladeira. Além de interferir na circulação do frio, o alimento corre risco de congelar.
  4. Não abra a porta várias vezes seguidas ou gastará mais energia.
  5. Deixe espaço entre os alimentos e a parede lateral e do fundo para que o ar circule com mais facilidade.
  6. Os restos de alimentos devem ser armazenados em recipientes de plástico ou vidro sempre com tampa.
  7. Os enlatados devem ser transferidos para vidros com tampas ou ainda recipientes de plásticos também com tampa.
  8. Os frios e embutidos devem ser retirados das embalagens de isopor e armazenados em sacos próprios para frios ou potes específicos para isso.

comentários

Postar um comentário

« »