Guerra contra a Dengue




A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica.

Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.


Tomando pequenos cuidados todos os dias podemos ficar fora dessa. Afinal, os ovos do mosquito continuam vivos até por até 1 ano. Fiquem atentos para:


Cuidado com as latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes que ficam jogadas por aí. Elas acumulam água e viram um ótimo esconderijo para que o mosquito ponha ovos e se desenvolva.



Pneus velhos acumulam água e o Aedes aegypti adora. Então, sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou descarte-os em lugar apropriado.



Jogue fora as garrafas PET e de vidro vazias (faça uso da coleta seletiva de lixo). Se precisar guardar alguma, vire-as de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada.



Não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e vasos de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso ou depois que a agua escorrer seque bem o pratinho e ainda se puder deixe sem o pratinho coletor.



Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.



Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.


São pequenos cuidados no dia a dia, mas que farão a diferença. Divulgue, repasse essas informações.


Fotos da internet:

comentários

Postar um comentário

« »